sábado, 22 de maio de 2010

COMO SE CONSTROI UM VENCEDOR?

Esta é uma pergunta que nos exige uma profunda reflexão. Vejamos: todos querem ser vencedores. O pódio é algo que realmente nos empolga.
Por que alguns conseguem vitórias importantes e outros não? É verdade que para alguns ela parece mais fácil.
Quando que para outros a vitória é conquistada com muito sofrimento. Não devemos ficar questionando se ao nascermos viemos para ser vencedores ou não. Temos inúmeros exemplos que nos faz acreditar que um vencedor pode ser construído.
Eu tomo como base para a nossa reflexão um personagem bíblico bastante conhecido, o jovem Davi que lutou e venceu o gigante Golias.

Este episódio já produziu filmes, livros, documentários e muita inspiração para aqueles que desejam de alguma forma se tornarem vencedores.
O jovem Davi tinha tudo pra ser derrotado. As diferenças do Gigante eram enormes. Era uma luta desproporcional e infinitamente vantajosa para o gigante Golias. Em que consiste então a vitória de Davi?

Este jovem guerreiro sabendo de suas desvantagens buscou sustentação em cinco pilares que dão respaldo para o vencedor. Vejamos.

Não se constrói um vencedor sem que ele tenha OUSADIA. “Ousar ser diferente quando todos seguem um padrão”. O ousado não se conforma com a situação de desigualdade. É capaz de resistir às críticas e jamais desistir. Ele busca sempre o último lance.

Não se vence uma luta sem o EQUILÍBRIO, “harmonia dos sistemas da vida que sofrem alterações e são compensados”. Ele faz com que aquele que luta tome a decisão certa mesmo sob pressão. Ele é capaz de acertar na decisão mesmo que sua escolha contrarie a todos.
É impossível conhecer um vencedor sem PROPÓSITO, “Saber com convicção o que fazer e o que se espera da vida”.

A decisão de Davi em lutar contra o Golias era o propósito de vida que assimilou quando era ainda bem jovem. Simplesmente Davi queria lutar e vencer, nada o fez desistir.

A HUMILDADE, “a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, reverência e submissão”, não permite ao vencedor ter a falsa humildade de não reconhecer ou não acreditar em seu real valor e se sentir inferior. Possuir humildade não é se inferiorizar ante seus semelhantes. O humilde respeita a sua dignidade.

Sobre Davi há uma expressão digna de observação: “Apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o gigante”. Isto é ATITUDE, “ o começo de tudo”. Qualquer ser humano pode transformar sua vida mudando de atitude. Davi tinha conhecimento do risco que corria. O vencedor não hesita nem conjectura, parte pra cima.

Esses cinco pilares deu a Davi o título do maior rei de Israel. O personagem bíblico depois de Jesus que mais se lê na bíblia. Onde você poderá chegar sobre esses cinco pilares?

“PORQUE DEUS NÃO NOS DEU O ESPÍRITO DE COVARDIA, MAS DE FORTALEZA, DE AMOR, E DE MODERAÇÃO”. Bíblia Sagrada.

4 comentários:

  1. Paz ir. Thiago, obrigado pela visita ao nosso blog e por estarmos na sua lista de blogs. Já coloqui o teu nos meus blogs favoritos.
    Bom artigo, contribuiu em muito em uma mensagem que estou preparando sobre Davi.
    Fique na paz, abraços.
    Atenciosamente, Danilo Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante prof! ensinamento pra vida :)

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor, primeiramente quero te parabenizar pelo seu blogger que está muito bom, para a glória de Deus, em relação a postage é a realidade mesmo só com a ousadia do espírtio santo e confiança em nosso Deus e na sua Palavra podemos vencer qualquer gigante em nossas vidas, como João Batista disse é nescessário que eu diminua para que Ele cresça, este é o segredo e Davi ja sabia disso tanto que primeiramente ele apresentou ao gigante quem era o Deus dele e não quem ele era.

    Quero aproveitar para te convidar a visitar e participar de meu blogger pessoal, sua visita será um prazer.

    http://fontedevida-meubloggerpessoal.blogspot.com/

    Deus abençõe sua vida

    ResponderExcluir
  4. , em JESUS somos mais qe venceDOOORES *-*

    ResponderExcluir