terça-feira, 29 de março de 2011

Chamada de ‘nerd’ pelas amigas, menina de 12 anos brilha no xadrez

Filha do enxadrista número 1 do Brasil, Katherine Vescovi dribla provocações, perde as contas dos troféus que já tem e vai disputar seu terceiro Mundial

Por João Gabriel Rodrigues Barueri, SP
“Todo mundo me chama de nerd”, reclama Katherine Vescovi. Aos 12 anos, ela diz ser uma menina normal, não muito diferente das outras crianças de seu colégio em São Paulo. Seu currículo, no entanto, diz um pouco mais. Campeã brasileira e sul-americana, ela aparece como uma das maiores esperanças de um esporte praticamente esquecido no Brasil: o xadrez.
Katherine tem, em casa, a maior das motivações. Filha de Giovanni Vescovi, o melhor enxadrista brasileiro da atualidade, a menina começou desde cedo a brincar com as peças do tabuleiro. Aos 8 anos, quis levar aquilo mais a sério. Passou a treinar ainda mais e a competir para valer, em torneios da sua categoria. Hoje, tem por trás o patrocínio de uma grande multinacional do setor de eletrônicos e não faz ideia de quantos troféus tem em casa.
Katherine Vescovi Giovanni Vescovi xadrez (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Katherine e o pai, Giovanni Vescovi: lições em casa (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
- O xadrez é muito legal, tem um ambiente muito bom. Você viaja muito, encontra outras crianças e sempre brinca com elas depois das competições. Consegue interagir bem – diz a menina.
No exterior, participou de competições na Argentina, na Bolívia, na Grécia e na Turquia, país que gostou mais de conhecer. Já participou de dois Mundiais e vai para o terceiro em novembro deste ano, em Caldas Novas, Goiás. Sua meta, no entanto, é participar das Olimpíadas do Xadrez, no ano que vem, em Istambul.
- É o que eu quero mesmo. Não sei explicar o por que. Também seria uma das únicas vezes que estariam pai e filha no torneio – disse, explicando que, na competição, não há diferenciação entre as categorias.
Katherine Vescovi xadrez (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Katherine quer fazer medicina e usar o xadrez
para chegar à universidade (Foto: João Gabriel)
Katherine lembra de uma vez, não sabe ao certo onde, em que quase precisou enfrentar o pai durante uma competição. “Ia ser estranho”, admite. Giovanni, no entanto, ressalta que nunca fez pressão para que a filha seguisse o seu caminho.
- Eu nunca pressionei a Katherine a jogar, mas sempre disse que, se ela quisesse, precisava levar a sério. Quando ela resolveu que era isso o que queria, contratamos um professor, porque não daria para eu mesmo ensiná-la. E ela seguiu em frente – afirmou.
A menina também tem outros sonhos. Quer estudar medicina, nos EUA. E acredita que o xadrez poderá ajudá-la nisso também.
- O xadrez também dá muitas oportunidades na vida. Lá fora, ajuda bastante nas faculdades – garante.
Seu maior desejo, no entanto, é ser a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar uma Grande Mestre Internacional, maior título concedido dentro do esporte. No país, apenas 11 enxadristas têm a honra no currículo.
- Eu vou ser a primeira – garante, pouco antes de perguntar ao seu pai quantos anos ele tinha quando alcançou a conquista.
Na escola, a facilidade em fazer contas costuma gerar problemas a Katherine. Mais rápida de sua turma, recebe broncas dos professores por estar desenhando ou com o olhar perdido quando os outros alunos fazem a tarefa. Alguns outros pegam no seu pé pelas faltas excessivas quando está em viagem para disputar algum torneio.
- Mas a diretora já avisou que não tem problema. Seria injusto se eu fosse reprovada por faltas.
Inquieta, Katherine tem o sorriso largo e a conversa fácil. Giovanni afirma que a falta de concertação é justamente o maior problema da filha. Diz que seu outro pupilo, também Giovanni, de 8 anos, é mais dedicado. Para Katherine, no entanto, o detalhe que precisa corrigir é outro.
- Preciso perder meu medo. É a pior coisa que tem. Todo mundo acaba dizendo que eu tenho medo de tal adversário e eu acabo tendo mesmo. Preciso perder esse medo.

 

4 comentários:

  1. Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

    Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

    Algumas palavras populares que amaldiçoam a propria pessoa que fala, veja neste link abaixo em nosso blog:

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/

    Aproveite e Acesse nosso site, com mais conteudo para você

    http://www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir
  2. E aê Tiago, aqui é o Samuel 9º ano B.
    Uôu! Muito legal este post, é verdade pessoas inteligentes sofrem persiguição de Nerd, as vezes a pessoa nem é inteligente, só estuda e é chamada assim (a minha triste estória). Ei o Abner, o cara que comentou é maluco, não tem naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada a ver, você não deve usar o nome do Senhor pra ficar falando do Diabo o tempo inteiro, só por isso, você está fora da Conspiração da Dominação Mundial dos Cearenses, seu maluco (isso é pro Abner)!

    ResponderExcluir
  3. Eai Tiago há quanto tempo. Belo comentário esse o seu sobre o xadrez, qualquer dia desses em agosto vou ver se tenho tempo para lhe vencer em uma partida hehe. Aí vsita meu blog ainda sou iniciante mais da pro gasto. E-playstation.blogspot.com um abração!.

    ResponderExcluir
  4. Xadrezzzzzzzz eu vou te vencer TIAGO!! HAHAHAHAHA!! E a velha quebra de braço emmm!... elementar meu caro. vai treinando ai pra ver se vc não perde logo.kkkkkkk

    BY: Emeson Sousa Ferreira antigo nono ano
    E-playstation.blogspot.com

    ResponderExcluir