sábado, 19 de março de 2011

O halloween do filho de Ivete Sangalo

A revista CONTIGO! páginas 101/103 traz uma notícia sobre a qual vamos tecer alguns comentários: “Ivete Sangalo comemora aniversário de 1 ano do filho. Cantora põe camiseta com roupa de fantasminha igual à do menino e reúne amigos íntimos e familiares em sua casa de praia em festa inspirada no Dia das Bruxas. A tradicional festa de Halloween (o Dia das Bruxas) nos Estados Unidos só acontece no dia 31 de outubro, mas foi este o tema escolhido pela cantora Ivete Sangalo, 38 anos, para comemorar o primeiro aniversario do filho, Marcelo, no sábado. Entre balões, com formado de abóboras e fantasminhas, muitos doces e enfeites nas cores laranja, preto e lilás (Ivete pediu para que a cor substituísse o tradicional roxo do Hallowenn, a cantora reuniu cerca de 100 pessoas, entre familiares e amigos, na casa de praia da família, na Praia do Forte, a 80 quilômetros de Salvador, Bahia).”.

PR. NATANAEL: Interessante essa notícia sobre a cantora Ivete Sangalo de comemorar o primeiro aniversário do filhinho Marcelo com uma festa que não partence do folclore brasileiro e ainda, fora do dia em que ela é comemorada que é 31 de outubro. Como o irmão vê essa forma estranha de comemorar um aninho do filho?


Sem dúvida que é uma forma estranha de comemorar o primeiro aniversário de nascimento do filho com a festa das bruxas. É que, de certa forma, mesmo que a pessoa tenha uma religião, como não lê a Bíblia, não busca conhecer a vontade de Deus com respeito a certas festas de caráter religioso que estão contra a vontade de Deus.

Em que Ivete Sangalo teria errado em promover tal festa das bruxas?

Cometeu dois erros: primeiro o erro com relação ao filho: em não pensar na sua educação religiosa Seria recomendável dar-lhe educação religiosa cristã baseada na Bíblia que é o livro sagrado dos cristãos. (Deuteronômio 6:5) – “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. (“Deuteronômio 6:6) - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; (Deuteronômio 6:7) - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” E segundo erro: em não promover uma festa de aniversário dando graças a Deus pelo primeiro ano de vida do filhinho Marcelo. Ela deu um caráter estranho para os brasileiros organizando a festa das Bruxas: cultuando, através da Festa das Bruxas ou Feiticeiras, o próprio Diabo. Na Bíblia a prática da feitiçaria era tão grave que Deus ordenou que fosse morta a mulher que se desse a tipo de vida: (Êxodo 22:18) – “A feiticeira não deixarás viver.” Agiu assim Ivete Sangalo de modo a não agradar a Deus.

Qual a origem da palavra halloween?

Tem origem na palavra "Hallowed". É uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "e'en" também de origem inglesa que significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos". Aqui no Brasil temos o dia 1º. de novembro como o dia de todos os santos.

E por que escolheram o dia 31 de outubro para comemorar essa festa?
Historicamente, os druidas, na noite do dia 31 de outubro criam que o deus pagão Samhain voltava com os espíritos dos mortos. Eles precisavam ser apaziguados ou agradados; caso contrário, os vivos seriam ludibriados. Acendiam-se enormes fogueiras nos topos das colinas para afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam os processos da natureza. Recentemente alguns imigrantes europeus, de um modo especial os irlandeses, introduziram o Halloween nos Estados Unidos. No final do século passado, seus costumes se haviam tornado populares. Era ocasião de infligir danos às propriedades, e consentir que se praticassem atos diabólicos não tolerados noutras épocas do ano.

Pode o irmão relatar qual a forma conhecida de comemorar a festa conhecida como halloween?

As festas de Halloween são celebradas com fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc.,Elas saiam de casa em casa pedindo doces (brincadeira de "trick or treat", "travessuras ou doces"). Em nossos dias, Halloween é um dia importante para os lojistas americanos. É uma noite em que "as pessoas decentes se tornam exibicionistas ultrajantes". Sessenta por cento de todas as fantasias são vendidas a adultos. Uma de cada quatro pessoas com idades que variam de dezoito a quarenta anos vestem algum tipo de fantasia representando certo personagem. Para os leitores psíquicos, clarividentes e os que se declaram visionários, este é o dia mais agitado do ano. As editoras que publicam livros que vão desde astrologia até bruxaria registram um aumento colossal nas vendas. Salém, no Estado de Massachusetts, sede da bruxaria norte-americana, celebra na época do Halloween, o "festival da assombração", para expandir a temporada de verão.

O que a Bíblia diz sobre essas festividades do dedicadas às bruxas?

Na Bíblia havia uma proibição de envolvimento com práticas ligadas ao satanismo. Deus disse: (Deuteronômio 18:9) – “Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. (Deuteronômio 18:10) - Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; (Deuteronômio 18:11) - Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; (Deuteronômio 18:12) - Pois todo aquele que faz tal coisa abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. (Deuteronômio 18:13) - Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. (Deuteronômio 18:14) - Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa.

Jamais um cristão deve participar de uma festa de caráter satânico, e muito menos permitir que seu filho se fantasie como um monstrinho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário