sábado, 26 de fevereiro de 2011

A LUTA CONTRA O VAZIO - BBB

|


"Respondeu-lhes pois Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna". Jo. 6:68.

A luta do homem moderno é para preencher o grande vazio existencial. A busca por entretenimento, por conhecimento da vida de pessoas famosas (fofocas), por curiosidades e fórmulas artificiais, realça este vazio. Meios artificiais são criados pelas mídias televisivas para prender a atenção dos assistentes. Se observamos seus conteúdos, veremos que são inversões totais de valores. A moralidade é desprezada, a gentileza banida, a cultura depreciada etc. premiando-se a estupidez, a força física (estética) e a hediondez. Este vazio aumenta quando a sociedade se alimenta destas coisas. Vemos a perpetuação da maior mostra de vazio existencial, BBB. Milhões de lares são expostos e afetados pelo conteúdo deste vileza. Nossos filhos são expostos a comportamentos bizarros, anticulturais, anti-sociais e mesmo imorais. Aprendem os modos mais perversos de comportar em relação ao sexo, absorvem comportamentos imaturos e erráticos em relação ao enfrentamento das crises da vida e tomam para si como padrões vivenciais a mentira, o engano, a traição e a competição desonesta. Eles ainda colherão os frutos destes momentos em suas vidas futuramente. Realmente é uma inversão de valores.
O pior é que milhares de cristãos se posicionam a favor desta vileza usando a desculpa que aprendem como o mundo está perdido. Na realidade, escondem também seus vazios existenciais. Com certeza, após esta falácia do BBB, milhões de lares ficaram mais pobres. O diálogo em família é substituído pela imbbbecilidade do BBB. As brincadeiras em família são desprezadas em detrimento do BBB. A oração familiar e individual morre nestes dias. Enfim, todos perdem muito por tão pouco.
Santo Agostinho orou assim: "Senhor tu nos criaste para Ti e só alcançaremos descanso em ti". O mesmo Agostinho disse: "Existe um vazio no homem que é do tamanho exato de Deus". Deus disse através do profeta Jeremias: "Porque o meu povo fez duas maldades: A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas". Jer. 2:13
Enquanto o homem não voltar para Deus, fonte de vida, encontrar-se-á lutando contra seu vazio existencial. Enquanto Cristo não for entronizado nos corações, o homem terá fome e sede pelo transcendente e nada o satisfará.
Como você está? Cheio da melancolia do BBB? Com raiva porque quem saiu era seu candidato? Ou frustrado consigo mesmo por perceber que tudo não passa de ilusão?
Somente o Senhor Jesus Cristo pode trazer significado para a vida.

Soli Deo Gloria

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

Um comentário:

  1. Bom dia Tiago!
    Agradeço suas palavras na Literatura na última postagem


    Os realities shows juntam o que há de mais fútil com o que há de mais inútil.
    Dão prêmios aos mais "espertos". Valorizam as bundas. E esquecem que o ser humano tem cérebro.
    Quem assiste tem a ilusória impressão de que está se divertindo.
    Não é só o estilo de programa mais inútil, mas também o que de pior se vê hoje na TV. Deseduca, desinforma, distorce e frustra pessoas que perdem tempo com essa baboseira.

    Numa reportagem (se não me engano foi no Terra), o último ganhador do BBB assume ter gasto todo o dinheiro que ganhou (Um milhão e meio) com baladas e jogos de cassino. Hoje ele está desempregado e sem um tostão no bolso.
    Esse é o tipo de pessoa que premiamos. Com tanta gente precisando de um milhão e meio, mas de mil reais pra se acertar na vida.

    Agora me diga o que pessoas gaham assistindo tal coisa?


    Beijinhos!

    ResponderExcluir