domingo, 16 de janeiro de 2011

Semeando valores


É de grande importância que os pais ensinem aos filhos a diferença entre o que é bom e o que é ruim desde a mais tenra idade. A Palavra de Deus mostra claramente que os valores de uma pessoa são as qualidades pelas quais ela é aceita no meio social em que está inserida.

É notório que os valores podem variar dependendo da personalidade da pessoa, da sociedade e da cultura. Porém, pais e educadores devem ensinar aos seus filhos os valores nos quais acreditam, e fazê-lo em forma de semeadura, para que seus filhos se tornem adultos saudáveis emocional e espiritualmente.

Plante no coração de seu filho valores como o respeito às pessoas e à natureza, a sinceridade, a honestidade, o amor ao próximo, entre outros. Deixe bem claro para ele que essas características são uma verdade para você, até porque os pais são espelhos para os filhos. Uma educação calcada em valores sólidos faz bem ao corpo, à alma e ao espírito.

Pondere sempre sobre o que você quer transmitir aos seus filhos, e dê bons exemplos a eles. Nunca aja de modo contrário ao que você ensina, pois seus filhos percebem e perdem a credibilidade no maior referencial de vida que adotam: os pais.
Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz(Provérbios 3.1,2 ARA).

A autora do artigo, Maria José Silva, é professora e psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário